Informamos que o telefone 2262-0487 está em pane. Caso precise entrar em contato ligue para 21 98487-8003.

O que é?

CURSO BÁSICO DE PERÍCIA MÉDICA da ABUL - CBPM é um curso EAD (Educação à Distância) para médicos com registro válido no Conselho Regional de Medicina da sua unidade da federação. O curso foi aprovado pela ANAC. Seu currículo, carga horária e método de avaliação foram por ela estabelecidos e, se satisfatoriamente concluído, é considerado um dos pré-requisitos para um médico credenciado pela ANAC realizar inspeções de saúde em tripulantes da Aviação Civil.

Este curso é ministrado uma única vez, sendo um pré-requisito para o credenciamento do Médico Credenciado - MC ou Diretor Técnico Médico - DTM, devendo ser complementado, periodicamente, com educação continuada.

O CBPM é um curso online (EAD) de 45 horas com duração prevista de 30 dias, mas prazo de conclusão dos módulos de 60 dias. São 4 módulos, com uma prova ao final de cada etapa, com a exigência de 70% de nota mínima para que o aluno passe ao módulo seguinte. Ao final do quarto módulo, há uma prova presencial fiscalizada pela ANAC, também com a exigência de desempenho mínimo de 70%.

As provas presenciais, sempre que possível, são realizadas em cidades próximas às residências dos alunos. São aplicadas provas simultâneas nas cidades selecionadas.

Ao término do curso, o médico poderá ser credenciado pela ANAC (exigência de registro no CRM há pelo menos 3 (três) anos) para emitir CMA de primeira classe (Clínicas Credenciadas pela ANAC), segunda classe (PP), quarta classe (piloto aerodesportivo e piloto de planador) e quinta classe (piloto remoto de aeronave remotamente pilotada), dependendo do cumprimento dos requisitos estabelecidos pela ANAC para cada uma dessas classes.

 Dentre os requisitos para credenciamento de médicos previstos no RBAC 67, deve-se destacar que os médicos tenham capacidade para realizar todos os exames de saúde periciais requeridos por esse regulamento, seja por meios próprios, ou baseando seu parecer em avaliações de outros médicos.

Para as especialidades inspecionadas por outros médicos, o MC deverá emitir o parecer de favorável/desfavorável baseado nos laudos médicos desses especialistas, antes do julgamento de cada candidato.


MC não poderá desempenhar o papel de outros profissionais previstos na inspeção de saúde (DENTISTA e PSICÓLOGO) e deve estar atento para restrições específicas da Legislação. Segundo critério estabelecido pelo parágrafo 67.75 do RBAC Nº 67 - Requisitos Mentais e Comportamentais (i) o psiquiatra deve emitir parecer em todos os exames periciais iniciais, pós-acidente, pós-incidente grave, ou quando solicitado por outro profissional de saúde. Caso o MC não seja especializado em psiquiatria, ele deverá basear o seu julgamento em um parecer de um médico especializado em psiquiatria.

Para atender aos requisitos do RBAC Nº 67 e IS Nº 67-001, o curso foi programado com quatro módulos. Cada módulo possui 10 capítulos, de modo a atender ao conteúdo programático definido pela ANAC, acrescido dos assuntos que o Coordenador de Curso, que também foi o Coordenador do CBFV do DAC, acredita, pela sua longa experiência em Ensino de Medicina Aeroespacial (como Chefe da Divisão de Capacitação Psicofísica do DAC e como Adviser in Aerospace Medicine da OACI), serem de grande utilidade para o MC.